Muito se fala sobre a prática diária de exercícios e alimentação saudável. Mas, você sabia que, além disso, é extremamente importante ingerir água em grandes quantidades?
A hidratação deve estar presente antes, durante e após o treino, afinal, o corpo está perdendo água pelo suor, e o metabolismo está sendo ativado de modo intenso.
A seguir, conheça a importância e os benefícios de se manter hidratado durante o treinamento físico, além da quantidade ideal de líquidos que deve ser ingerida!
Benefícios da hidratação durante o treino
Há várias razões para você carregar sua garrafinha de água durante o treino. A seguir, conheça algumas delas!
1. Manutenção da temperatura do corpo
Para que todos os órgãos e células trabalhem de modo adequado, é muito importante que o corpo se mantenha em uma temperatura “ideal”.
Durante esforços físicos, o corpo aquece, e diante de tal situação, algum mecanismo de defesa deve ser desenvolvido para manter a temperatura – que é o suor.
O suor consiste na perda de água e eletrólitos (sais minerais), com o objetivo de resfriar a pele e o corpo aquecidos.
Portanto, uma hidratação adequada garante que esta temperatura seja mantida, evitando quaisquer danos ao corpo.
2. Desempenho físico
Estudos científicos revelaram que o nível de hidratação do indivíduo tem impacto direto sobre o desempenho, principalmente em atividades aeróbicas.
Juntamente, outros fatores são responsáveis pelo rendimento, como:
Nível de carboidrato no sangue (glicemia);
Frequência cardíaca atingida;
Duração do exercício;
Intervalos e períodos de descanso;
E muito mais.
3. Evite cãibras
As cãibras são vilãs do exercício vigoroso, e podem ser prevenidas de um jeito muito mais simples do que você imagina – através da ingestão de água.
Elas ocorrem tanto pela desidratação do corpo, como também pela deficiência de potássio – o qual pode ser obtido através de uma alimentação balanceada.
4. Previna o mal-estar
Há vários motivos para que você se sinta fraco ou com mal-estar durante seus treinos. Dentre eles, está a desidratação.
Quando há perda intensa de líquidos, pode-se ter uma série de prejuízos a saúde, como:
Sensação de sede intensa;
Aumento da temperatura corporal;
Vermelhidão;
Cansaço;
Espasmos musculares;
E em casos mais graves, pode-se ter até mesmo o choque – que corresponde a um colapso do sistema circulatório.
Obviamente, ninguém quer sair da academia de ambulância, não é?
Quanto de água deve ser ingerido?
A desidratação é prejudicial, do mesmo modo que o consumo excessivo de água também pode acarretar em danos, devido à diminuição do sódio no sangue (devido a uma intensa “diluição”).
Em média, para adultos, recomenda-se que sejam ingeridos 500 mL até duas horas antes do treino.
Durante a prática, o consumo deve ser de aproximadamente 100 mL a cada 20 minutos. Sempre que possível, prefira a água gelada.
Quando a atividade física for realizada no sol ou em temperaturas excessivamente elevadas, pode ser necessária a reposição de eletrólitos e carboidratos, através de bebidas isotônicas.
Para preservar a sua saúde e evitar qualquer distúrbio, agende uma avaliação com o seu nutricionista e profissional de educação física, para conhecer as demandas metabólicas e também como deve ser feita a reposição de líquidos!
Lembre-se: cada corpo trabalha de uma maneira diferente, e a conduta precisa ser individualizada, através da avaliação profissional!
Nenhum comentário:
Postar um comentário